sábado, 21 de maio de 2011

FG, A faixa de ganhadores

FG é a sigla de Faixa de ganhadores, é uma das mais importantes "ferramentas" para se jogar na loteca, ou em qualquer loteria esportiva.


Com a FG podemos saber quantos ganhadores dariam cada aposta da loteca. Isso é muito importante para que possamos modelar nosso jogo, de forma a saber se nosso jogo está voltado a pulverização ou a um bom premio.


Este recurso só é disponível no software SuperVR (gratuito), então não é necessário calcular nada na mão, se tornando muito simples utilizar esta técnica, mesmo que sua explicação abaixo seja longa.


Podemos  dizer que este é um calculo aproximado e tem índice de acerto de aproximadamente 80% dos casos.

É interessante saber como esse calculo é feito, mas para fazer os seus jogos é apenas necessário usar o 
SuperVR você não precisará de faze-lo manualmente, eu estou escrevendo como se faz para que você  entenda como é feito o calculo e amplie seu horizonte com relação a loteca.

Saber como fazer esse calculo lhe dará um ganho, pois ao fazer um jogo você com certeza gostará de saber , caso se  você faça os 14, se vai dividir o premio com mais acertadores.

A forma de calcular necessita de dois dados:

1) O número de apostas jogadas no do concurso em todo o Brasil

2) A distribuição percentual de apostas no concurso,

A arrecadação você encontra fácil no site da caixa, no inicio da semana uma estimativa e no final de semana o valor correto, que sempre é muito próximo a estimativa.

No concurso 463 por exemplo;


A previsão de premio dos 14 é de R$900.000
O valor acumulado dos concursos anteriores é de R$517.637
Logo o valor total apostado no concurso é de ( R$900.000 - R$517.637) =  R$382.363
A previsão da CEF de R$900.000 é apenas para 14 pontos (70% do premio), 
Teremos que o valor apostado é de (R$382.363 / 0,7) = R$546.232
Como este valor é uma parcela dos 28% arrecadados, teremos;
Valor arrecadado pelas apostas deste concurso (R$546.232 / 0,28) = R$1.950.828


Logo o quantidade de apostas será (R$1.950.828 / 0,5) = 3.901.656 apostas.

O valor estimado pode ser usado no calculo sem problemas, mesmo que haja diferença sobre o valor realmente existir, não impactará no calculo.

O segundo dado, é o mais importante no calculo que é a distribuição de apostas no concurso, é necessário insistir que o número de ganhadores calculados é aproximado,mas tem precisão em torno de 80%. O cálculo poderia ser mais preciso se soubéssemos o número total de cartões  jogados no Brasil e a média de apostas por cartão.

Estas informações nós não  temos, nem antes e nem depois do concurso. Então podemos tomar 2 caminhos:

1) Realizar uma pesquisa, como era feito antigamente na década de 70 a 80, que dava otimos resultados, ou

2) Estimar a distribuição de apostas, uma importante ferramenta que tem nos dados ganhos significativos.

Vou falar das duas formas de obtenção da distribuição de apostas de forma resumida e apresentando a minha opinião, lógica que poderão discordar.

A realização da pesquisa seria a melhor se conseguissimos sintetizar a opinião dos apostadores através dela, mas hoje essas pesquisas são feitas no âmbito da internet e são os apostadores internautas que informam seus palpites.

Neste caso o internauta informa a pesquisa, quais os seus palpites favoritos, então temos os favoritos do público apostador, está informação tem aspectos importantes na minha visão que são, os apostadores da internet são com certeza mais técnicos e informados do que acontece com os times, então geralmente este tipo de apostador obtém mais êxito nos seus jogos, fugindo um pouco do nosso interesse pois queremos saber a distribuição de apostas no Brasil inteiro e não apenas dos apostadores mais técnicos, sendo assim temos um pequeno desvio do nosso ponto principal.

O outro aspecto importante é que os apostadores informam na internet os seus palpites, eles não informam o seu jogo. Ou seja as informações podem variar bastante do inicio para o fim da semana, devido as informações da impressa esportiva, logo eu acredito que esses dados de distribuição de apostas pela internet são muito bons, mas não são os ideais.


A segunda forma de obtenção dos palpites é a AVP. Veja mais sobre a AVP clicando aqui

Veja distribuição de apostas medidas para o concurso 463.




Nele se observa onde está mais concentrado os palpites do publico apostador, então passemos agora ao calculo.

Vamos fazer um exemplo simples, se der o seguinte resultado abaixo, quantos ganhadores haverá no concurso se ele tiver este resultado?








1) Cada percentual que entrará no calculo (do resultado marcado) deverão ser divididos por 100, transforma-las em probabilidade. O valor da coluna 1 do jogo 1 será então 0,42. Faça isso para todos os percentuais que serão utilizadas

2) Deveremos agora multiplicar todos os valores entre si.

0,42*0,34*0,59*0,49*0,70*0,49*0,49*0,20*0,25*0,59*0,70*0,26*0,49*0,49 = 0,0000089444


Para acharmos o numero de ganhadores devemos multiplicar este produto das probabilidades pelo numero de apostas no concurso, que também já  anteriormente calculamos, então temos:

N° de ganhadores = 0,0000089444 * 
3.901.656   = 34,9 ( ou aproximadamente 35 ganhadores)

Ou seja esse resultado ai em cima vai dar aproximadamente 35 ganhadores, lembramos que esse resultado pode ou não ser exato e essa exatidão é da ordem de 80% .

Simples, não é?

Pois é, algo muito simples e que nós dá um ganho muito grande. Este ganho diz respeito a ação de todas as apostas que deeem mais de uma faixa que você deseja , possam ser excluídas do jogo.

Lembrando aquela máxima que diz " o preço da aposta para alta premiação é o mesmo para a baixa premiação".

Vamos dar um exemplo bem simples de como podemos utilizar essa informação para nossos jogos.

Imagine  a matriz abaixo,




Este jogo custa de 6 triplos 2 duplos e 6 secos custaria R$ 1458,00 mas esse mesmo jogo com a exclusão de apostas que muitos apostadores , neste caso exluindo apostas com mais de 3 ganhadores este jogo custaria muito menos, custaria R$ 515,00.

Observe que é apenas excluindo essas apostas, sem utilizar chaves ou outros recursos da loteca. O ganho é muito grande se considerado ao longo de vários concursos, onde se consegue jogar com uma matriz maior, sem perder o foco do jogo.

E essa forma de restringir o jogo, através desse calculo é a restrição denominada "faixa de ganhadores" que foi empregada pelo primeira vez por Jose Eduardo Oliveira de Vincenzo, criador de diversos softwares para loteria esportiva, incluindo o melhor software de loteria espórtiva do mundo o SUPERVR 


Esta restrição é uma das que são mais inteligentes e difíceis de se entender, mas é um começo mais técnico, para quem quer ver a qualidade de seus jogos elevar-se.

Por tanto se você ler todo esse artigo e não entender, não se apavore, quase ninguem entende no começo essa técnica, mas te digo não a menospreze pois os melhores apostadores a conhecem, sejam eles aqui do Brasil ou de paises onde temos loterias esportivas, como espanha por exemplo.


um abraço

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