Ferramentas Históricas

O apostador habitual da loteca de longa data, sabe muito bem que um concurso é totalmente diferente do outro e que aparentemente a única forma de tentar aprender sobre a loteca é verificar o que houve em concursos passados e tentar entender o que aconteceu, depois aplicar no próximo concurso algo que se tenha aprendido.

Até alguns anos atrás a unica forma de interrelacionar concursos era pelo nome dos times que estavam nos concursos, pouco importava se esses times eram favoritos ou zebras.

Era um forma um pouco fora do comum, pois imagine, O Cruzeiro em um concurso poderia ser um grande favorito, mas em outro ele poderia ser uma zebra e até mesmo estar um jogo equilibrado, como um classico regional. Este tipo de análise produzia muitos erros de interpretação e era necessário se criar algo melhor que isso. Foi quando José Eduardo Oliveira De Vincenzo, criou a AVP e o conjunto FMZ.

Um conjunto de ferramentas que possibilitou se criar um elo de ligação entre os concursos passados, de forma que possibilitou um incremento na qualidade de se realizar apostas para a  loteria esportiva.

As chaves históricas são:

FG = Faixa de ganhadores

14F = Os 14 favoritos do concurso
14M = Os 14 médios do concurso
14Z = As 14 zebras do concurso

7F = Os 7 maiores favoritos do concurso
7M = Os 7 maiores médios do concurso
7Z = As 7 maiores zebras do concurso
7uF = Os 7 menores favoritos do concurso
7uZ = As 7 menores zebras do concurso
5F = Os 5 maiores favoritos do concurso
5Z = AS 3 maiores zebras do concurso
3F = Os 3 maiores favoritos do concurso
3Z = As 3 maiores zebras do concurso
2F = Os 2 maiores favoritos do concurso
2Z = As 2 maiores zebras do concurso
1F = O maior favorito do concurso
1Z = A maior zebra do concurso
4uF = As 4 ultimas zebras

4uZ = Os 4 ultimos favoritos

f1 = Os favoritos da coluna 1
mf1 = Os médios dos favoritos da coluna 1
zf1 = As zebras dos favoritos da coluna 1

fm = Os favoritos da coluna do meio
mfm = Os médios dos favoritos da coluna do meio

zfm =As zebras dos favoritos da coluna do meio

f2 = Os favoritos da coluna 2
mf2 = Os médios dos favoritos da coluna 2
zf2 = As zebras dos favoritos da coluna 2


tudo começa pela AVP e abaixo transcrevo partes do texto do proprio José Eduardo Oliveira De Vincenzo explicando a AVP.Este texto completo está disponível no site www.blassoc.com.br


A sigla AVP significa : AValiação Pública, sendo uma estimativa do que será jogado no concurso pelos apostadores de todo o Brasil, a AVP foi criada para que fosse possível analisar cientificamente a loteca no tempo, ao longo dos concursos, e dela poder extrair dados estatísticos com aplicação também no tempo, ao longo de vários concursos, assim podendo melhorar um tanto a qualidade do jogo de um apostador.


Para um concurso isolado não existe nada eficiente aplicável, podendo-se fazer um jogo com 13 triplos e 1 duplo e errar o duplo, o mais correto uso da AVP é estudar seu histórico e aplicar esse aprendizado nos concursos futuros, de forma integrada, preferencialmente planejada.


Um apostador experiente e bem formado pode fazer uma ligação subconsciente da AVP do concurso atual com as AVPs dos concursos passados, fato derivado da longa convivência com a AVP, para quem adotar a AVP como ferramenta, há uma estrutura de chaves históricas que deriva dela, que se trata de um detalhamento de todos os conceitos que a AVP tem.


O primeiro equívoco frequente que se tem sobre a AVP é achar que ela indica a chance de ganhar de cada time, o que causa espanto em alguns apostadores, ver que um determinado time é apontado como zebra, quando em sua opinião ele é o favorito para ganhar.


A AVP não indica a chance de ganhar de um time, ela indica o que o público irá apostar e o público apostador é formado por um grande grupo de pessoas, entre os quais há os que irão apostar na zebra, porque acham, por algum motivo, que este time irá ganhar


A AVP não reflete a opinião do apostador especializado em algum jogo, ou de um pequeno grupo de apostadores, mesmo que ele tenha as melhores informações sobre esse jogo, ela reflete a opinião da massa apostadora e essa massa tem o nome do time, o mando de campo e a presença do time na mídia, como fatores imperativos, sendo que o mando é o fato de estar na coluna 1, mesmo que o campo seja neutro ou que o jogo seja em outro local que não a cidade do time.


O público apostador acerta bastante sua preferência, só que não consegue acertar em todos os 14 jogos e quanto mais difícil for um concurso, mais jogos ele errará

a AVP é uma expressão do público apostador e o público apostador pode manter sua opinião sobre o concurso durante a semana ou modificá-la à luz dos acontecimentos esportivos que venham a acontecer durante a semana, dessa forma a AVP pode começar a semana de um jeito e terminar a semana de outro jeito, mas informações de baixo impacto não chegam a modificar uma AVP, como desfalques de até 3 ou 4 jogadores; há muitas semanas em que nada muda na AVP e isso é comum, mas há semanas em que muitas coisas podem mudar na AVP, o que é um fato raro

Apenas  o SuperVR mantém um histórico da AVP mais próximo da realidade

A AVP foi idealizada com apenas 12 padrões e com margem de tolerância de 5% para mais ou para menos em cada componente do padrão, sendo que um dos motivos para tal foi admitir que por ser uma estimativa ela era passível de flutuações


toda a estrutura decorrente da AVP foi feita com essa tolerância, assim a AVP tolera diferenças sem que se possa dizer qual seja a melhor, mas não tolera salto de mais de 1 padrão, nem diferença de padrão em mais de 4 jogos

A AVP não tem estrutura suficiente para ser pontual, ela só é suficiente para trabalhar em faixas de valores e também não tem estrutura para que com poucos históricos possa determinar uma tendência, ela precisa de uma quantidade significativa de históricos e mesmo assim jamais conseguirá determinar todas as tendências futuras, embora irá conseguir determinar uma quantidade bastante significativa


a AVP foi criada com 12 padrões, que são


A1 = 83% 13% 04%
B1 = 70% 20% 10%
C1 = 59% 26% 15%
D1 = 49% 31% 20%
E1 = 42% 35% 23%
A2 = 09% 18% 73%
B2 = 14% 25% 61%
C2 = 18% 29% 53%
D2 = 22% 33% 45%
E2 = 25% 36% 39%
AM = 34% 40% 26%
BM = 26% 40% 34%



sendo que AM e BM são instáveis, pois o apostador tem muitas dúvidas sobre esses jogos e muda constantemente de opinião
a AVP é um dado estimado, mas tem uma faceta de dado real, mensurado, que é divulgado como AVP de resultado, em paralelo com a AVP estimada
a AVP resultados é um medidor de quanto o público andou certo em suas preferências em concursos passados, ou seja, quantas vezes cada padrão favorito do público se confirmou nos concursos passados e isso é medido verificando o resultado que deu em cada padrão da AVP, considerando-se todos os concursos passados.
exemplo:


B1 tem AVP estimada 70% 20% 10%
B1 tem AVP resultado 67% 20% 12% (não soma 100% por causa de arredondamentos)



a AVP resultado está informando que em 67% das vezes que houve um padrão B1 na Loteca, a coluna 1 venceu, o empate deu em 20% das vezes e a coluna 2 venceu em 12% das vezes
notar que esses dados de resultados sempre andam muito próximos dos dados estimados, o que é um feed-back da qualidade da AVP, exceções são feitas para AM e BM e se devem à alta instabilidade do apostador nestes 2 padrões, mudando de opinião com frequência muito alta.


Enfim começamos a adentrar num campo mais específico da loteca, onde ferramentas de valor irão nos ajudar a montar nossos jogos.


As chaves históricas são chaves que utilizam a AVP do concurso, elas tem a grande utilidade de se poder aplicar estatísticas sobre o seu comportamento. Exemplo: a chave histórica "7F" que contem os 7  times maiores  favoritos do concurso, com esta chave podemos relacionarmos os concursos anteriores e sabermos qual seu indice de acerto e com estes dados melhorarmos nosso jogo.


Farei um post para cada chave histórica, onde poderemos entende-las e aprender aplica-las.

Existe mais uma ferramenta histórica, que é denominada de "FG" acronimo de "Faixa de ganhadores", está ferramenta histórica também será explicada posteriormente.